domingo, 23 de maio de 2010

Sessão de Hemodiálise 407

Passei mal ontem no fim da sessão de hemodiálise. Quando a pressão cai, você é tomado por uma fraqueza e um congelamento interno e perda da visão e, com a noção do perigo da vida estar se esvaindo de seu corpo, um desespero toma conta de você, piorando ainda mais o seu estado.

Pois esse tipo de hipotensão súbita pode levar à morte e ocorre com tanta frequência com os pacientes que os enfermeiros estão acostumados a lidar com essa situação. Também hoje, um paciente em outro box teve queda de pressão, pela segunda sessão consecutiva. Então, eles aplicam uma dose de sódio na veia. Demora um pouco, mas o paciente fica estabilizado.

Da última vez que tive hipotensão, além de ter uma sensação de estar morrendo muito pior do que a de hoje – “Socorro, me ajuda, me ajuda, por favor...” –, vomitei em mim mesmo e quase engasguei com meu próprio vômito. Quando finalmente aquela sensação terrível começou a ir embora, vi que havia vômito no meu rosto, ombro e braço esquerdos, camiseta, cobertor e travesseiro (eu levo um cobertor e um travesseiro à diálise para tentar passar a sessão com conforto). Os enfermeiros já haviam me providenciado papel para que eu me limpasse, mas só consegui fazer isso depois que tive forças para mover o braço direito, então livrei do vômito o rosto e parte do braço. Mas, como ainda havia algum tempo para a sessão acabar, fiquei lá deitado, com outras partes do corpo mergulhadas no meu próprio vômito.

Existe uma espécie de “ética”, pelo menos na clínica em que faço tratamento, na qual as pessoas – tanto enfermeiros como pacientes – não ficam encarando o paciente quando ele tem um problema desse tipo. Acho que é para que não fique envergonhado com o que fez, apesar de, obviamente, o culpado por isso ser o tratamento – a hemodiálise.

0 comentários:

Postar um comentário